May 28, 2017

March 20, 2017

March 18, 2017

March 14, 2017

Please reload

Posts Recentes

Montserrat nos Trilhos de Goiás

March 11, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Seguindo

March 20, 2017

 

Entre algumas das edificações mais bem conservadas na história de Goiás, as antigas estações da extinta Rede Ferroviária Federal ajudam a contar parte importante no desenvolvimento de Goiás no início do século 20. Desdobramento de esforço brasileiro de desenvolver o interior do País, cujas primeiras cidades se desenvolveram primeiro no litoral, a rede ferroviária foi por muito tempo uma promessa de integrar o Estado à Região Sudeste do Brasil.

Embora tenha demorado para se desenrolar na transição do século 19 para o século 20, a estrada de ferro teve papel fundamental na porção Sudeste do Estado, onde estão concentradas as estações que serão percorridas pelo projeto do grupo Uccelli. Esse acervo predial, cujas dependências atualmente recebem museus, centros culturais ou educacionais, são importantes para contar parte da história da política desenvolvimentista dos anos 1930, como a Marcha para o Oeste.

Além das canções originalmente entoadas pelos peregrinos de Montserrat, a iconografia do período medieval e a tradução de algumas das obras, o grupo também trará, durante as apresentações, as histórias das estações, contadas por antigos ferroviários e exibida em um documentário produzido pelo Iphan, responsável legal por administrar o patrimônio físico e cultural.

Goiás é um dos 18 Estados, além do Distrito Federal, com bens inscritos na Lista do Patrimônio Cultural Ferroviário. Em 2011, o Iphan em Goiás produziu o documentário Memória Ferroviária em Goyaz acompanhando a restauração das estações ferroviárias de Silvânia, Pires do Rio, Goiandira, Urutaí e Vianópolis. Após as obras, foram feitas cessões de uso para as prefeituras, desde que os espaços fossem voltados para o uso cultural das respectivas comunidades.

 

Extraído de O Popular 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now